terça-feira, 29 de setembro de 2015

                    OLHAR COM O CORAÇÃO
   Através dos estudos sobre alfabetização,vi o quanto é importante o trabalho de um bom professor e o quanto as crianças sofrem pela falta de dedicação de um educador.
   Quando a criança não está conseguindo aprender existem vários fatores que podem ocasionar uma barreira.O que a criança passa fora da escola o professor não sabe.Muitas vezes passa por maus tratos...Já ouvi alguns adultos falarem que iam para a escola para terem o que comer, e isso ainda se repete hoje.
   O professor precisa ser muito paciente,atencioso e olhar a criança não só com os olhos mas sim com o coração.

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

FALANDO EM ALFABETIZAÇÃO...


   Quando fiz o magistério tinha 18 anos.Agora aos 45 anos lembro pouco do que aprendi,principalmente por não exercer a profissão de professora.Não pude concluir o estágio.Iniciei mas tive barreiras que me fizeram desistir.Era recém casada e meu ex marido não queria que eu fizesse o estágio.Fiquei duas noites sem dormir preparando as aulas.Era Iª série.Eu havia escolhido um método acredito que tinha algo a ver com o autor Vigotski pois lembro de apresentar o alfabeto.A professora titular disse que eu teria que usar o método dela, mas eu já tinha me preparado com o outro.Não sei se é coisa da minha mente,porém lembro que o dela era o ¨método da abelhinha¨.Por isso não consegui continuar.Fiquei tão desiludida que fiquei 5 meses em tratamento médico.
   Com esses vídeos sobre alfabetização tenho me intusiasmado bastante para continuar e se precisar até mesmo alfabetizar;digo isso pois gosto muito é da Educação Infantil.
         

domingo, 20 de setembro de 2015

                                                          INCONSCIENTE
   Compartilhando;
   No caso da colega que ouviu o relógio despertar mesmo não sendo ativado,dá ao entender que ela ouviu pelo inconsciente.Analisando essa situação,percebo que assim como ouvimos pelo inconsciente,também podemos agir.É ai ,acredito eu, que acontece as loucuras e tragédias.

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

                           INFÂNCIA
   Etimologicamente fando,a palavra infância significa ausência de fala,e também dependência.Em outras épocas a criança era considerada como um adulto em miniatura.Considero que depende do tempo,lugar e família para definir o que é infância.A minha infância tem características que a infância de outra pessoa pode não ter.Entendo que infância é a vivência da criança com todos os seus momentos:alegrias,tristezas,brincadeiras e muitas vezes compromissos.

sábado, 5 de setembro de 2015

               ESCOLARIZAÇÃO,ESPAÇO E TEMPO NA PERSPECTIVA HISTÓRICA
   Em nossa aula estudamos as diferenças entre a educação primitiva e a moderna.Antigamente a escola buscava basicamente a preparação para o trabalho.Atualmente se tem um outro olhar.Ela procura  formar um cidadão capaz de desenvolver sua linguagem,habilidades em diferente saberes,tanto para o trabalho,lazer e socialização.
   Um aspecto relevante é que a sociedade tem focado a socialização do indivíduo na escola como sendo ela a responsável por esse processo.Porém ela pode ser desenvolvida em vários ambientes;tanto nos virtuais como em qualquer outro,

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Organização do tempo

Para termos um bom desempenho em nosso curso precisamos organizar o tempo.Temos 20 h de estudos semanais,por isso não podemos perder tempo,ele vale ouro.Devemos nos focar em nossos objetivos.No momento do estudo não permitir distrações.O local deve ser adequado para podermos nos concentrar.Evitar ambiente onde a família possa tirar a atenção.
Procurar sempre alternativas em caso de ficar sem internet.
Nunca deixar acumular os trabalhos.

Aula de psicologia 31-08-2015

                                             
   Estudamos em psicologia sobre psicanálise,que é o estudo que analisa o inconsciente.Lembramos que nosso ego está ligado com a realidade.O id é nossa natureza biológica.Lá pelos 3 anos de idade a criança começa a desenvolver o superego iniciando a compreensão do certo e o errado.
   Eu passei a ter um melhor entendimento sobre o dizer não para o meu aluno.Ele precisa ter bem claro em sua mente o porquê do não.O não não é proibido,mas precisa ser bem explicado para que a criança aceite a mudança em seu comportamento.